Núcleo celular - We Bio

Núcleo celular

  As células eucariontes apresentam um núcleo, que possui um formato arredondado ou esférico e uma membrana nuclear, o carioteca, que delimita a área onde se localiza o material genético (DNA) das células. Esta organização nuclear é o que a diferencia da célula procarionte, que não apresentam essa estrutura.

  A principal função do núcleo celular é armazenar o material genético (DNA), produzir RNA, auxiliar no processo de divisão celular e administrar todas as ações metabólicas realizadas na célula.

  O núcleo divide-se em:

Estrutura do Núcleo. Imagem meramente ilustrativa.
  • Carioteca ou envoltório nuclear: é a membrana que envolve a parte interna do núcleo e se divide em externa e interna. Nela estão os poros nucleares, que regulam o que entra e sai do núcleo, ou seja, a interação com o citoplasma celular, o que torna a carioteca não maciça.
  • Nucleoplasma: parte líquida do núcleo que contém diversas substâncias que são utilizadas nas reações químicas que ocorrem no núcleo.
  • Nucléolo: esfera maciça que produz RNA e não possui uma membrana o envolvendo.
  • Cromatina: filamentos finos e compridos que são formados por fitas de DNA que estão enroladas às proteínas histonas. É o dirigente da célula, pois contém o DNA da célula e por conta disso comanda todas as operações celulares. Vale ressaltar que a cromatina se condensa durante a divisão celular, dando origem a estrutura denominada cromossomo.


Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências Bibliográficas

JUBILUT, Paulo. Núcleo Celular. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nJr2ixAnisw. Acesso em: 10 ago. 2020.

CARDOSO, Mayara. Carioteca. Disponível em: https://www.infoescola.com/citologia/carioteca/. Acesso em: 10 ago. 2020.