Ribossomos - We Bio

Ribossomos

  Organela não membranosa, presente em todas as células (procariontes e eucariontes), responsável por realizar a síntese de proteínas, que é vital aos seres vivos. O ribossomo é formado pelo RNA ribossômico, produzido no núcleo, e por proteínas que se juntam e formam a estrutura desta organela. Existe um debate entre os cientistas que questionam se o ribossomo é uma organela ou não, já que o mesmo não possui uma membrana que o envolva, contudo, considera-se o ribossomo como uma organela celular devido à sua função de síntese proteica, extremamente importante para todos os seres vivos.

Estrutura do ribossomos. Imagem meramente ilustrativa.

   Os ribossomos possuem duas estruturas: a subunidade superior e a inferior, que se ligam para realizarem a leitura do RNA mensageiro durante a síntese proteica. O ribossomo percorre a fita de RNAm (mensageiro), lendo códon por códon, que carregam o molde do DNA coletado durante o processo de transcrição, o qual ocorre no núcleo celular. Simultaneamente, o RNAt (transportador) se junta ao códon lido por meio de seu anticódon e traz o aminoácido, que forma uma ligação peptídica com outros aminoácidos já transportados, e assim, a proteína vai sendo formada. O RNAt sai do ribossomo e ao final da tradução de uma das trincas (códons) do RNAm, o ribossomo se movimenta para as próximas trincas para dar continuidade à leitura da fita e à produção da proteína.

  Dessa forma, o ribossomo lê (traduz) o RNA mensageiro, e juntamente com os aminoácidos trazidos pelo RNA transportador, origina a proteína, que consiste em uma sequência de aminoácidos organizados em posições específicas, determinadas no DNA. A tradução do RNAm (mensageiro) começa no códon de iniciação da fita, o AUG, e termina no códon de terminação (stop-códon), o UAA, UAG ou UGA, que não codificam aminoácidos.

  Os ribossomos podem estar soltos pelo citoplasma, realizando a confecção de proteínas importantes para o citoesqueleto e demais estruturas, ou acoplados ao Retículo endoplasmático rugoso, formando proteínas específicas destinadas ao Complexo golgiense, que as empacota e envia para a célula ou para fora dela.



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

ESCOLA, Brasil. Ribossomos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bmQ5Mi5PAWk. Acesso em: 10 ago. 2020.