As células e os seres vivos - We Bio

As células e os seres vivos

  Os seres vivos são constituídos por células e se diferenciam em seres unicelulares, que possuem uma única célula, e pluricelulares, com várias células. Os unicelulares são representados pelas bactérias (Reino Monera) e arqueas, enquanto os pluricelulares são representados pelas plantas (Reino Plantae) e animais (Reino Animalia). Os fungos, protozoários e algas (Reino Fungi e Protista, respectivamente) podem ser unicelulares ou pluricelulares dependendo de sua espécie. Além destes seres vivos, existem os acelulares, que não apresentam células e são representados somente pelos vírus, que apesar de apresentarem material genético, não apresentam a estrutura celular de um ser vivo, e portanto, são considerados seres acelulares e não-vivos. Mas, o que são células?

   As células são unidades funcionais microscópicas vivas, que realizam uma série de reações químicas chamadas de metabolismo celular, as quais são fundamentais para a sobrevivência de toda a estrutura corporal do ser vivo. As células se organizam e formam tecidos, que originam órgãos e sistemas, compondo o ser vivo.

   Todas as células apresentam citoplasma, fluido essencial para a sustentação das estruturas celulares, membrana plasmática, que protege e delimita a célula, e material genético, que controla a produção de proteínas e individualiza as características dos seres vivos. Portanto, o organismo de um ser vivo pluricelular é composto por várias células, as quais apresentam a mesma estrutura padronizada (membrana plasmática, citoplasma e um material genético), porém com funções distintas (especialização celular), de acordo com a funcionalidade do tecido e órgão que elas formam.

   Existem dois tipos de células: as procariontes e as eucariontes, sendo que a principal diferença estrutural entre as tais está na organização do material genético envolto por um núcleo celular, ausente nos seres procariontes (bactérias e cianobactérias). Além disso, existem organelas citoplasmáticas que atuam como “pequenos órgãos celulares” nos seres eucariontes (animais e vegetais), fato que demonstra uma maior complexidade por parte do organismo eucarionte.


A célula procarionte

   A célula procarionte possui: a membrana plasmática, o citoplasma, que contém ribossomos e material genético (DNA) disposto sobre ele (devido à ausência de carioteca, que envolve o material genético em seres eucariontes), além de cílios e flagelos que auxiliam a locomoção. Por não apresentarem um núcleo organizado, citoesqueleto e nem organelas citoplasmáticas membranosas (ribossomos não possuem membranas), os seres procariontes são considerados menos complexos e até mesmo, primitivos.

Célula procarionte. Imagem meramente ilustrativa.

   CURIOSIDADE: Por meio de um processo evolutivo denominado “endossimbiose”, a célula procarionte entrou em uma célula eucarionte e originou a mitocôndria e o cloroplasto, organelas menos dependentes do núcleo celular importantíssimas para a obtenção de energia por meio do processo de respiração celular nos seres animais e vegetais.


A célula eucarionte

   A estrutura da célula eucarionte apresenta: a membrana plasmática, o citoplasma, que contém as organelas membranosas sobre ele, e um material genético (DNA) contido pelo carioteca, caracterizando o núcleo celular. As células eucariontes podem ser classificadas como animais ou vegetais.

   As células animais apresentam membrana plasmática, citoplasma e núcleo, além das seguintes organelas: lisossomos (organela exclusiva de células animais), ribossomos, peroxissomos, centríolos, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático granuloso, mitocôndria e o complexo golgiense.
Para ler mais sobre estas organelas, clique aqui.

Célula animal. Imagem meramente ilustrativa.

   As células vegetais apresentam a mesma estrutura da animal (membrana celular, núcleo e citoplasma) juntamente com uma parede celular que torna as células vegetais mais resistentes. Também possui a maior parte das organelas animais, exceto os lisossomos, ausentes em todos os seres vegetais, e os centríolos, presente apenas em briófitas e pteridófitas. Além destas organelas, possui vacúolos vegetais e cloroplastos, que são exclusivas de células vegetais.

Célula vegetal. Imagem meramente ilustrativa.

  Os seres vivos também podem ser distribuídos em autótrofos, que conseguem produzir seu próprio alimento, e os heterótrofos, que para obter energia consomem os seres autótrofos. Este processo está diretamente relacionado com a respiração celular.



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

MONTANARI, Tatiane. Atlas digital de Biologia e Tecidual. Website: [s. n.], 2016. 1 atlas. Disponível em: https://www.ufrgs.br/icbs-labbiorepr/prodint/livros/livroatlasbioc2016.pdf. Acesso em: 1 ago. 2020.

CONHECENDO a célula. Produção de Margarete Bellini. [S.I]: Margarete Bellini, 2018. Son., color. Legendado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=r7Vwy-aYYUg. Acesso em: 01/08/2020

QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE AS CÉLULAS EUCARIONTES E PROCARIONTES?. [S.I]: Nutridiversidade, 2018. P&B. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=thufkt23AEc. Acesso em: 10 ago. 2020.

SANTOS , Ma. Vanessa. ORGANISMOS AUTOTRÓFICOS E HETEROTRÓFICOS. [S. l.], 2019. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/organismos-autotroficos-heterotroficos.htm. Acesso em: 7 maio 2021.