Vacúolo vegetal - We Bio

Vacúolo vegetal

   O Vacúolo consiste em uma cavidade intracelular preenchida com nutrientes, água ou ar, e recebe diferentes nomes de acordo com sua funcionalidade. O vacúolo vegetal, também chamado de vacúolo de suco celular, é uma organela membranosa presente em células eucariontes vegetais, que ocupa grande parte do volume total da célula vegetal e que é composto por água e nutrientes.

Estrutura do vacúolo vegetal. Imagem meramente ilustrativa.

  O vacúolo realiza o armazenamento de água, nutrientes e substâncias produzidas pela célula, como pigmentos e substâncias tóxicas que atuam como mecanismo de defesa da planta.

  Além desta funcionalidade, esta organela também realiza o controle da entrada e saída de água da célula, garantindo a regulação e equilíbrio osmótico.



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

FERNANDO, João. VACÚOLOS - Biologia Celular - Citologia - Universo Exatas. [S. l.], 22 maio 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k--WuemCYSA. Acesso em: 7 maio 2021.