Cloroplasto - We Bio

Cloroplasto

   O cloroplasto é uma organela membranosa presente em células eucariontes vegetais, e assim como a mitocôndria, o cloroplasto é resultado do processo evolutivo denominado endossimbiose, que consiste na entrada de uma bactéria dentro de uma célula eucarionte, o que originou a mitocôndria e o cloroplasto, organelas menos dependentes do núcleo celular e importantíssimas para a respiração celular e obtenção de energia.

Estrutura do cloroplasto. Imagem meramente ilustrativa.

  O cloroplasto é extremamente importante para os seres vegetais, os quais são autotróficos (autótrofos) e garantem a obtenção de energia por meio do processo de fotossíntese, que ocorre nesta organela. O cloroplasto é um tipo de plasto que armazena clorofila, pigmento de coloração verde que é essencial para a realização do processo de fotossíntese.

  Esta organela possui um envelope com duas membranas envoltórias, sendo que a membrana interna realiza dobramentos que originam os tilacoides, que armazenam a clorofila no complexo antena presente em suas membranas, que capta luz. Estes tilacoides empilhados, como retratado na imagem acima, são denominados "granum", que em conjuntos interligados são chamados de "grana". Além disso, o cloroplasto conta com a estrutura estroma, que é um líquido similar ao do citoplasma e que possui proteínas importantes dispostas sobre ele.

  Os cloroplastos podem originar os cromoplastos caso percam à clorofila e acumulem carotenoides, passando a apresentar um pigmento amarelo, laranja ou vermelho, dependendo da cor do vegetal.



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

ESCOLA, Brasil. CLOROPLASTO - Brasil Escola. [S. l.], 8 dez. 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ow4IrB5lkpM. Acesso em: 7 maio 2021.