Respiração celular - We Bio

Respiração celular, Fotossíntese e Fermentação

  A respiração celular é um dos processos metabólicos mais importantes e essenciais para o bom funcionamento do organismo. Consiste em diversas reações intracelulares que adquirem a energia necessária para realizar as atividades do organismo. A respiração celular pode ser aeróbica, na presença do gás oxigênio (O2), ou anaeróbico, em ausência dele.

A fotossíntese

  Nos seres eucariontes vegetais (as plantas e algas) e nas cianobactérias, a obtenção de energia se da por meio da fotossíntese, um processo que é realizado por seres autótrofos que produzem seu próprio alimento. Consiste em transformar a energia luminosa em energia química, armazenando-a na molécula de glicose. A glicose produzida pela fotossíntese está na base de diversas cadeias alimentares, e o oxigênio liberado durante o processo é utilizado pelos seres que realizam respiração aeróbica.

  As células vegetais possuem cloroplastos, que captam a luminosidade presente no ambiente por meio da clorofila, pigmento verde presente na membrana dos tilacoides, estruturas similares à moedas que se localizam dentro desta organela. É utilizado dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) provenientes do ambiente, e como resultado, é produzido oxigênio, que é liberado para o meio extracelular, e a glicose, que é utilizada para o gasto energético do próprio ser vivo.


Estrutura do cloroplasto. Imagem meramente ilustrativa

A fotossíntese ocorre em duas etapas:

  • Fase clara ou fotoquímica: ocorre nos tilacóides dos cloroplastos na presença da luminosidade (natural ou artificial). Consiste na quebra da molécula de água e na liberação do oxigênio, que produz ATP e NADPH, que são reagentes da fase escura.
  • Fase escura ou química: ocorre na presença ou ausência da luminosidade e necessita de produtos gerados na fase clara. Consiste na transformação do dióxido de carbono (CO2) em glicose. O ATP adquirido na fase clara fornece energia reação química realizada pelo NADPH. Este processo é conhecido como Ciclo de Calvin.

   Portanto, a fotossíntese pode ser resumida em: 6 CO2 + 6 H20 + calor -> C6H12O6 + 6 O2.

  Parte dessas moléculas energéticas (de glicose) são utilizadas pelas mitocôndrias da célula vegetal na respiração celular e a outra é transformada em sacarose ou amido.

  Os seres heterótrofos, consomem os seres autótrofos, sendo diretamente (alimentação herbívora) ou indiretamente (alimentação carnívora) a fim de obterem energia. Portanto, os seres vegetais são a base da cadeia alimentar pois fornecem energia para os demais seres vivos que não produzem seu próprio alimento.

Respiração celular em animais

  Nos seres eucariontes, a mitocôndria é a organela responsável por realizar um processo bem mais complexo, que consiste na obtenção de energia através da produção de moléculas de ATP, formadas a partir do oxigênio e demais moléculas energéticas de glicose que são adquiridas, em seres vegetais, pela fotossíntese realizada pelos cloroplastos. Em seres animais, ela é obtida pela alimentação (consumo) de outros seres vivos fotossintetizantes, já que os seres animais são heterótrofos. O processo divide-se em três etapas:

Estrutura da mitocôndria. Imagem meramente ilustrativa.
  • Glicólise: É uma fase anaeróbia e ocorre no líquido citoplasmático da célula (citosol ou hialoplasma). Consiste na quebra da molécula de glicose (C6H12O6) em duas moléculas de piruvato (ou ácido pirúvico), e na produção de duas moléculas de ATP e uma de NADH2.
  • Ciclo de Krebs: É uma fase aeróbia e ocorre na matriz mitocondrial. Cada molécula de ácido pirúvico produzida na glicólise entra na matriz mitocondrial e se transforma em acetil-coa. Nessa etapa são produzidos CO2 e NADH. O acetil-coa une-se a uma molécula de ácido oxilacético, formando ácido cítrico, que inicia um ciclo de reações oxidativas do qual participam enzimas catalisadoras, transformando-o novamente em ácido oxilacético e fechando assim, o ciclo. Obtem-se duas moléculas de ATP e outras duas moléculas energéticas, NADH2 e FADH2.
  • Cadeia respiratória ou Fosforilação oxidativa: As moléculas de NADH e de FADH2 produzidas na glicólise e no ciclo de Krebs são capturadas por complexos proteicos localizados nas cristas mitocondriais, que contém proteínas capazes de capturar elétrons, chamadas de citocromos. A energia liberada pelos elétrons ao passar pelo citocromos bombeia íons H+ da matriz mitocondrial para o espaço entre as duas membranas da mitocôndria. Ao voltar para a matriz, os íons H+ passam por um complexo proteico, a ATP sintetase, que produz ATP. Ao final, tem-se ATP e água (H2O).

  Portanto, compreende-se que para cada molécula de glicose quebrada serão produzidas até 30 moléculas de ATP, como mostra a seguinte reação:


C6H12O6 + 6O2 > 6 CO2 + 6 H2O + 30 ATP + calor

Fermentação

  Processo de obtenção de energia anaeróbico, em ausência do oxigênio. Realizado por algumas bactérias e fungos.

Estrutura da célula procarionte. Imagem meramente ilustrativa.

  Na fermentação, cada molécula de glicose gera um saldo de duas moléculas de ATP, contra 30 da respiração aeróbica.

  Todas as etapas da fermentação ocorrem no citosol: Inicia-se a glicólise, em seguida, dependendo do organismo que a realiza, o piruvato pode ser transformado em álcool (fermentação alcóolica), ácido lático (fermentação lática) ou ácido acético (fermentação acética).



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

MONTANARI, Tatiane. Atlas digital de Biologia e Tecidual. Website: [s. n.], 2016. 1 atlas. Disponível em: https://www.ufrgs.br/icbs-