Retículo Endoplasmático Rugoso - We Bio

Retículo Endoplasmático Rugoso

  O retículo endoplasmático rugoso (ou granuloso), também conhecido por ergastoplasma, possui uma aparência granulada e enrugada graças aos ribossomos presentes na parte externa de sua membrana. Localiza-se ao redor do núcleo celular e realiza a síntese de proteínas, já que o RNA mensageiro sai do núcleo e é lido pelos próprios ribossomos acoplados ao retículo endoplasmático rugoso.

Estrutura do Retículo Endoplasmático Rugoso. Imagem meramente ilustrativa.

  As proteínas sintetizadas pelos ribossomos presentes no Retículo Endoplasmático Rugoso podem permanecer na organela, serem transportadas para o complexo golgiense, destinadas à formação dos lisossomos , ou serem exportadas para demais localidades da célula, além de poderem ser enviadas para o meio extracelular. Esse transporte das proteínas que partem do Retículo Granular ocorre graças ao líquido presente nos tubos desta organela.

  O Retículo granuloso participa da síntese de proteínas, por meio da cavidade presente nele, onde as proteínas são depositadas conforme vão sendo formadas pelos ribossomos.

  Além disso, esta organela realiza a separação e o processamento das proteínas por meio da adição de carboidratos nas tais, processo denominado “glicosilação”, que origina a glicoproteína, essencial para proporcionar à membrana plasmática o reconhecimento e a adesão entre células distintas.



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referência bibliográfica

BIOLUGIA. Retículo endoplasmático. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0Cq2-hHFowU. Acesso em: 10 ago. 2020.