Mitocôndria - We Bio

Mitocôndria

   As mitocôndrias são organelas membranosas encontradas em células eucariontes, e se assemelham a uma bactéria, afinal, a mitocôndria surgiu após um processo evolutivo conhecido como endossimbiose, que consiste na entrada de uma bactéria dentro de uma célula eucarionte, o que originou a mitocôndria e o cloroplasto, organelas menos dependentes do núcleo celular e importantíssimas para a respiração celular.

Estrutura da mitocôndria. Imagem meramente ilustrativa.

   Apresentam um formato cilíndrico ou oval que é composto por duas membranas lipoproteicas: a externa lisa, e a interna repleta de dobramentos e envaginações, composta pela matriz e pelas cristas mitocondriais, que envolvem a matriz.

  A matriz mitocondrial apresenta um fluido viscoso semelhante ao citoplasma, que é composto por íons de cálcio e magnésio, enzimas que atuam na respiração celular, os mitorribossomos, o DNA circular e o RNA da própria organela. É onde ocorre os processos mais importantes para a respiração celular e a obtenção de energia.

Estrutura da mitocôndria. Imagem meramente ilustrativa.

  A principal função da mitocôndria está diretamente relacionada com a respiração celular, já que é nesta organela que ocorre a produção e liberação de energia (ATP) na presença de oxigênio. As mitocôndrias são encontradas em regiões que ocorrem um maior gasto energético nas células, e aparecem em maiores quantidades em células que possuem o metabolismo mais acelerado, como é o caso dos espermatozoides. Esse conjunto de mitocôndrias em uma mesma célula é chamado de condrioma.

emsp;emsp;Por possuir seus próprios ácidos nucleicos de origem materna (o DNA mitocondrial vem do óvulo da mãe) e ribossomos, a mitocôndria é capaz de sintetizar suas próprias proteínas e realizar sua autoduplicação, o que garante a permanência do número igual de mitocôndrias após a divisão celular. A heteroplasmia ocorre quando as mitocôndrias presentes no espermatozoide não são destruídas, e o DNA (genoma) mitocondrial encontrado é de origem materna e paterna.



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Mitocôndrias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/mitocondrias.htm. Acesso em 10 de agosto de 2020.

DESCOMPLICA. O que é Mitocôndria? - Extensivo Biologia | Descomplica. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3BCPRkxN5VQ. Acesso em: 10 ago. 2020.

ESCOLA, Brasil. Mitocôndria - Brasil Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n0qhT8jqPfA. Acesso em: 10 ago. 2020.

CUNHA, Samuel. MITOCÔNDRIAS - ESTRUTURA E FUNÇÃO | Biologia com Samuel Cunha. [S. l.], 19 abr. 2021. Disponível em: https://youtu.be/xx0nByfP4SU. Acesso em: 7 maio 2021