Retículo endoplasmático liso - We Bio

Retículo endoplasmático liso

  O retículo endoplasmático é uma rede membranosa de bolsas achatadas e canais tubulares interligados, se dividindo em liso e rugoso. O retículo endoplasmático liso ou agranular, recebe esta nomenclatura por conta de sua aparência, já que diferentemente do granular, ele não apresenta ribossomos acoplados em sua membrana. Pode ou não ser contínuo ao Retículo Endoplasmático Rugoso, que fica próximo a ele.

Estrutura do retículo endoplasmático liso. Imagem meramente ilustrativa.

  Sua principal funcionalidade relaciona-se com a produção de lipídios, como o colesterol e a lecitina, principais componentes da membrana celular, ou com a produção de hormônios esteroides, como por exemplo a testosterona, progesterona e o estrógeno, principais hormônios sexuais. Sendo assim, é extremamente útil nas gônodas e nas suprarrenais, estruturas em que ocorre a produção de tais hormônios. Também realiza a produção de triglicerídeos, que armazenam energia em forma de gordura no tecido adiposo, sendo essencial para a reserva energética do corpo.

  Além da produção de lipídios, o retículo endoplasmático liso participa da desintoxicação do organismo em caso de ingestão de álcool ou medicamentos, modificando estruturas de substâncias nocivas ao organismo e tornando-as menos prejudiciais ao corpo e mais solúveis em água, facilitando a eliminação e criando uma tolerância. Por conta disso, pessoas que ingerem com frequência substâncias nocivas, acabam adquirindo tolerância por conta da atividade do Retículo Endoplasmático Liso, que aumenta conforme a demanda de substâncias tóxicas a serem eliminadas.

   No fígado, esta organela é capaz de transformar glicogênio em glicose, que pode ser utilizada como energia ao entrar na corrente sanguínea. Nas células musculares, o Retículo Endoplasmático Liso possui uma função específica de armazenar íons de cálcio, necessários para o funcionamento do processo de contração muscular, e por conta disso recebe o nome de "Retículo sarcoplasmático”.

Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

BIOLUGIA. Retículo endoplasmático. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0Cq2-hHFowU. Acesso em: 10 ago. 2020.