We Bio - Peroxissomos

Peroxissomos

  Organelas membranosa formada por bolsas e vesículas que produzem enzimas digestivas em seu interior, chamadas peroxidases. Estas enzimas possuem a função de degradar os peróxidos: O2, H2O2, OH, que são produzidos pela própria organela durante a degradação de gordura e aminoácidos, função realizada pelo peroxissomos.

Estrutura do peroxíssomos. Imagem meramente ilustrativa.

  Portanto, os peroxissomos degradam gorduras e aminoácidos, e para realizar tal ação é necessário que ocorra a formação de peróxidos tóxicos, produzidos pelos próprios peroxissomos, que quebram essas moléculas. Logo após isso, esta organela degrada esses peróxidos tóxicos utilizados anteriormente na quebra de gordura e aminoácidos, que são transformadas em moléculas menores e utilizadas pela célula como fonte energética.

  Pode-se dizer que o peroxissomo participa do processo de desintoxicação das células, juntamente com o Retículo endoplasmático liso, que apresenta a desintoxicação como sua funcionalidade principal. A função principal do peroxissomo é produzir enzimas digestivas que degradem aminoácidos e gorduras, e em seguida, digerir essas enzimas que são tóxicas para a célula. A catalase é um exemplo de enzima produzida pelo peroxissomo, e degrada a água oxigenada (H2O2) formada no processo de degradação de ácidos graxos, que em grande quantidade prejudica a célula.

   Parte do álcool e substâncias tóxicas são oxidados nos peroxissomos presentes em células do fígado e rins. Nos seres vegetais, esta organela é chamada de “glioxissomo”, e realiza a transformação de lipídios presentes na semente da planta em carboidratos, processo essencial para o crescimento do organismo vegetal.



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

"Peroxissomos e Glioxissomos" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 10/08/2020 às 20:47. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito23.php

OFICINA, Tv. Biologia - Peroxissomos - Oficina do Estudante cursinho vestibular e colégio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wXyECs5VJSQ. Acesso em: 10 ago. 2020.