We Bio - Centríolos

Centríolos

   O centríolo é uma organela não membranosa com estrutura cilíndrica presente nas células eucarióticas, em seres protistas, animais e vegetais (apenas vegetais inferiores: as briófitas e pteridófitas) e ausentes em fungos e em plantas complexas (Gimnospermas e Angiospermas). Os centríolos são compostos por microtúbulos e se localizam próximos ao núcleo celular, sempre dispostos de forma perpendicular, já que cada célula apresenta os centríolos aos pares, formando um ângulo reto entre si.

Estrutura dos centríolos. Imagem meramente ilustrativa.

  Os centríolos auxiliam na divisão celular (mitose e meiose) já que possuem a capacidade de duplicação durante o momento de divisão celular e organizam o fuso mitótico, que atua na movimentação do cromossomo, em células animais. Além disso, o centríolo produz cílios e flagelos, utilizados para a locomoção celular.

  Ao observar o corpo humano, pode-se notar a presença de células ciliadas, como as células do trato respiratório. Os cílios, também produzidos pelos centríolos, atuam na limpeza e proteção de determinada estrutura, pois retém e eliminam partículas e microorganismos. Além disso, os cílios auxiliam também na locomoção, como é o caso das células presentes nas tubas uterinas, que transportam o óvulo até o útero.

Um exemplo prático da importância dos centríolos são os espermatozoides, única estrutura flagelada do corpo humano, em que o flagelo produzido pelo centríolo os auxilia na locomoção até o óvulo feminino, garantindo assim, a reprodução humana.

Estrutura do espermatozoide. Imagem meramente ilustrativa.


Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. Cílios e Flagelos. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/cilios-flagelos.htm. Acesso em: 10 ago. 2020.