Complexo golgiense - We Bio

Complexo golgiense

   O complexo golgiense ou complexo de golgi é uma organela membranosa presente nas células eucariontes animais e vegetais e que é formada por uma sequência de sacos achatados e pequenas vesículas esféricas interligados (os golgiossomos ou dictiossomos), que formam bolsas membranosas achatadas e empilhadas.

Estrutura do complexo golgiense. Imagem meramente ilustrativa.

  A principal função do complexo golgiense é receber, modificar, armazenar e endereçar substâncias provenientes de outras organelas, transportando-as para o meio intracelular e até mesmo extracelular. Por conta disso, está diretamente ligado ao Retícuolo endoplasmático rugoso, que envia proteínas até o Golgi para serem distribuídas para toda a célula ou enzimas que atuarão na constituição dos lisossomos.

  As substâncias que são transportadas pelo complexo golgiense estão encapsuladas em vesículas que comportam grânulos de secreções. Além desta secreção que é descartada para o meio extracelular, o complexo golgiense produz os lisossomos, que realizam a digestão de toxinas e organelas envelhecidas dentro da célula. Portanto, o golgi transporta vesículas membranosas e forma os lisossomos, que apresentam enzimas digestivas e toxinas em seu interior, e por conta disso necessita desse encapsulamento realizado pelo Golgi.

  Além disso, o complexo de golgi é capaz de sintetizar carboidratos como o ácido hialurônico, essencial para a aderência entre células, garantindo a boa formação dos tecidos. Em seres vegetais recebe o nome de “dictossomo”, e realiza a confecção de uma nova membrana plasmática para as células-filhas durante a divisão celular. Também é capaz de produzir glicídios que atuam na divisão celular vegetal e na constituição da parede celular.

  O Complexo golgiense também é responsável por produzir o acrossomo, estrutura presente nos espermatozoides que garante a digestão do revestimento do óvulo e a subsequente fecundação humana.



Gostou do conteúdo? Confira nossos resumos, você pode fazer o download gratuito para acessar de qualquer lugar sem a necessidade de estar conectado à internet.

Ir para resumos

Referências bibliográficas

ESCOLA, Brasil. Complexo de Golgi - Brasil Escola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OMTaXwesJ-w. Acesso em: 10 ago. 2020.